Fundamentação



"A utlilização do cinema na educação é importante porque traz para escola aquilo que ela se nega a ser e que poderia transformá-la em algo vivido e fundamental: participante ativa da cultura e não  repetidora e divulgadora de conhecimentos massificados, muitas vezes  deteriorados, defasados.  (ALMEIDA, 2001: 48)."



A apresentação dos fundamentos deste projeto está dividida em tópicos para melhor organização:


1. Apresentação;

2. Escopo do projeto;

3. Tratamento anti-bullying;

4. Tratanto dos filmes em sala de aula;

5. Contextualização das temáticas aos objetivos de cada curso;

6. Utilização de softwares livres.






O trabalho antibullying  que acreditamos ser o principal motivo deste projeto será contemplado em todos os momentos. Justificando a escolha de filmes que efetivamente contribuam como dispositivos para formação e sensibilização dos educandos em relação ao ato de agredir.
O fator “Adequação” será o maior desafio dos educadores quando o assunto refere-se ao conteúdo dos filmes em relação ao grau de maturidade e significado para os educandos.

Portanto, unir temáticas aos conteúdos do curso exigirá planejamento, debates com outros educadores da escola e estudo aprofundado de cada ação prevista.
Em contrapartida, acreditamos que novos recursos em sala de aula , o poder de atração e sensibilização do cinema, a amarração com os conteúdos e as novas tecnologias tornem o processo de mediação muito mais atraente e eficiente.
Os tópicos que preparamos para fundamentação deste projeto exigem informações prévias aos leitores, diante desta necessidade disponibilizamos informações por meio de hipertexto e referências bibliográficas.


Nossa primeira ação foi o estudo dos pontos centrais que justificam a existência do projeto e o estudo da temática bullying e o estudo de como trabalhar o cinema em sala de aula.
Após este processo analisamos os softwares livres que auxiliariam na edição das imagens, vídeos, organização do filmes e traduções de páginas em outros idiomas.
A classificação dos filmes encerrou a primeira etapa do escopo, pois trata justamento da adequação jurídica da exibição dos filmes.



- Livros;



 portais, blogs, documentários e vídeos como:

- Portal do Bullying (Portugal)

- Portal do Bullying (Brasil)

- Portal da Criança